Casar com padre pode?

Você se casaria com um padre?

Você se casaria com um padre?

A Rede Globo está reprisando a novela Mulheres Apaixonadas, que na época de sua primeira exibição deu o que falar porque mostrava relacionamentos e comportamentos considerados “tabu” pela sociedade de modo geral, sendo um deles o da moça rica que sempre teve tudo o que queria e que não sossega enquanto não conquista o amor do homem que escolheu, sem se incomodar com o fato de que ele é um padre.

Conheci um casal formado dessa forma, ele era padre e ela filha-de-Maria, deixaram a igreja para casarem-se. Apesar dos anos de união não me parecia que se sentissem confortáveis na situação, já que o assunto não podia sequer ser mencionado sem causar um certo mal-estar.

Casamentos de padres não são vistos com bons olhos pela sociedade, naturalmente que alguém que fez voto de castidade para toda a vida e muda de idéia no meio do caminho desperta certa desconfiança, creio que as pessoas se sentiriam à vontade se todos os padres fossem eunucos, por exemplo. O fato de que em algum momento o desejo de viver com alguém constituindo uma família ter falado mais alto que a jura de afastar-se da carne por toda a vida faz com que olhem com desconfiança a todos os padres. Quem pode garantir que a qualquer momento alguma coisa não vá despertar nele os desejos da carne?

Antes de serem padres eles são seres humanos e a necessidade de ter uma família ou alguém para si não se anula pelo simples fato de alguém ter decidido assim, e não se trata aqui de defender ou atacar, ou de fazer a apologia do casamento dos padres. Em primeiro lugar, como ex-católica que sou, nunca vi muito sentido no fato de terem que abdicar de uma vida “normal” para servir a Deus, da mesma forma que não vi motivos para deixar de lado meus brincos e anéis para tornar-me uma serva de Deus perante a igreja Cristã do Brasil, ou parar de tomar café e fumar para ser uma fiel da igreja Mórmon, portanto não segui nenhuma das duas religiões.

Nem sei o que me causa mais espanto, se é o fato de verem com tanta reserva o casamento de um ex-padre (que segundo a igreja não existe, todos são ordenados padres até o final da vida), ou de alguém sujeitar-se a seguir dogmas nos quais não acredita.

De qualquer forma, como não estou aqui para julgar ninguém e cada um sabe do que está ou não disposto a abrir mão em determinado momento da vida por uma vocação, aqui fica a pergunta: “Você se casaria com um padre?”

22 Comentários (+adicionar seu?)

  1. teresa
    mar 01, 2009 @ 21:08:54

    é fato que isso não tem nada haver com religiosidade. Obviamente Deus, não abençoaria e a sociedade não defenderia,com razão o casamento.
    Me poupe, pq, o padre não pode disfruar daquilo que ele vem abençoar, e os outros lideres religiosos como ficam? tbm celebram o casamento, com td sua importancia e riqueza espiritual na sociedade.

    Responder

  2. LU
    jul 24, 2009 @ 22:51:29

    EU VOU ME CASAR COM O PADRE!!! SE DEUS QUISER…..BEIJO

    Responder

  3. Marcia
    ago 07, 2009 @ 14:42:25

    Eles podem casar so que tem que definir casados ou sacerdol , a lei papal impede que eles façam as duas coisa,mas chegara um momento e nao esta muito longe que este dotrina criada para impedir vai ser quebrada…

    Responder

  4. Chris
    set 01, 2009 @ 23:53:49

    Eles não só podem como devem namorar, e eu estou me candidatando a namorar com algum deles se eles quiserem.

    Responder

  5. nayara
    set 24, 2009 @ 15:25:52

    eu acho que padre pode casar pq Deus fez o homem para ficar junto de sua melher ele tem que casar e pode siim continuar servindo a Deus mesmo tanto casado

    Responder

  6. JULIANA
    out 10, 2009 @ 23:29:57

    SIM CASARIA, SE HOUVESSE MUITO AMOR.ESTA MULHER TEM QUE SER TB, COMPREENSIVA, MUITOS IRIAM PROCURAR O SEU MARIDO, PEDIR AJUDA E ELA NÃO PODE TER CIÚMES E NÃO COBRAR EXCLUSIVIDADE.

    EU ACHO QUE A IGREJA ESTA Preocupada COM IMPORTÂNCIA DO MATRIMÔNIO, QUE MUITAS PESSOAS ESQUECERAM, CASO SE NÃO DER CERTO ME DIVORCIO, JÁ PENSOU COMO SERIA A VIDA DO PADRE? HOJE ALGUNS SOFREM COM ACEDIOS SEXUAIS IMAGINEM SE ESTIVESSEM DISPONÍVEIS.

    E O QUE JURAMOS NO ALTAR: AMAR, RESPEITAR, NA ALEGRIA, NA TRISTEZA ATÉ A QUE A MORTE NOS SEPARE, O QUE DEUS UNIU O HOMEM NÃO SE PARA, SE O PRÓPRIO PADRE COMEÇAR A SEPARAR COMO VAI FICAR O VALOR DO CASAMENTO, DA FAMILIA?

    Responder

  7. KARINA
    nov 24, 2009 @ 14:58:03

    OLHA DEIXA OS CARAS CASAREM POXA O QUE TEM ? QUEM SABE ACABA DE VEZ COM A PEDOFILIA. DAÍ RESOLVE O PROBLEMA DE TANTA TARADICE.

    Responder

  8. Thiago
    maio 20, 2010 @ 08:57:47

    NA verdade, um padre pode casar com autorização do Vaticano, entretanto, está prática não tem uma aceitação cultural no Brasil… Já nos EUA é mais comum…

    Responder

  9. wingred vicentina
    jun 08, 2010 @ 12:26:58

    acho que não tem mau nenhum casar com pabre, pois ele é homem como todos os outros…ele tem pênis também;acho que vou investir em um…tomara que dê certo..,.

    Responder

  10. micheli
    jun 08, 2010 @ 13:22:32

    claro que sim,estou investido em um e espero que dê tudo certo e agente fique junto de uma vez por todas.

    Responder

  11. Maria Lucia
    nov 22, 2010 @ 15:09:52

    Fazendo um trabalho sobre este questionamento “Padre pode Casar?” que encontrei um artigo de um Padre muito conceituada, moderno etc……… Mas antes gostaria de deixar a minha opinião, em relação a esta pergunta. Hoje tenho esta experiencia presente em minha vida, minha mãe faleceu há muitos anos e o meu pai ja tinha sido seminarista entes de casar, com amorte de minha mãe voltou e assim se ordenou Padre. Hoje eu digo com todas as letras, o Padre não deve se casar! por vários motivos que aqui não posso expor e pelos motivos que neste qrquivo que o Padre Fábio escreveu.
    A graça de ser só
    “Há pessoas que acham um absurdo o fato de padre não poder casar.
    Ando pensando no valor de ser só. Talvez seja por causa da grande polêmica que envolveu a vida celibatária nos últimos dias. Interessante como as pessoas ficam querendo arrumar esposas para os padres. Lutam, mesmo que não as tenhamos convocado para tal, para que recebamos o direito de nos casar e constituir família.
    Já presenciei discursos inflamados de pessoas que acham um absurdo o fato de padre não poder casar.
    Eu também fico indignado, mas de outro modo. Fico indignado quando a sociedade interpreta a vida celibatária como mera restrição da vida sexual. Fico indignado quando vejo as pessoas se perderem em argumentos rasos, limitando uma questão tão complexa ao contexto do “pode ou não pode”.
    A sexualidade é apenas um detalhe da questão. Castidade é muito mais. Castidade é um elemento que favorece a solidão frutuosa, pois nos coloca diante da possibilidade de fazer da vida uma experiência de doação plena. Digo por mim. Eu não poderia ser um homem casado e levar a vida que levo. Não poderia privar os meus filhos de minha presença para fazer as escolhas que faço. O fato de não me casar, não me priva do amor. Eu o descubro de outros modos. Tenho diante de mim a possibilidade de ser daqueles que precisam de minha presença. Na palavra que digo, na música que canto e no gesto que realizo, o todo de minha condição humana está colocado. É o que tento viver. É o que acredito ser o certo.
    Nunca encarei o celibato como restrição. Esta opção de vida não me foi imposta. Ninguém me obrigou a ser padre, e, quando escolhi sê-lo, ninguém me enganou. Eu assumi livremente todas as possibilidades do meu ministério, mas também todos os limites. Não há escolhas humanas que só nos trarão possibilidades. Tudo é tecido a partir dos avessos e dos direitos. É questão de maturidade.
    Eu não sou um homem solitário, apenas escolhi ser só. Não vivo lamentando o fato de não me casar. Ao contrário, sou muito feliz sendo quem eu sou e fazendo o que faço. Tenho meus limites, minhas lutas cotidianas para manter a minha fidelidade, mas não faço desta luta uma experiência de lamento. Já caí inúmeras vezes ao longo de minha vida. Não tenho medo das minhas quedas. Elas me humanizaram e me ajudaram a compreender o significado da misericórdia. Eu não sou teórico. Vivo na carne a necessidade de estar em Deus para que minhas esperanças continuem vivas. Eu não sou por acaso. Sou fruto de um processo histórico que me faz perceber as pessoas que posso trazer para dentro do meu coração. Deus me mostra. Ele me indica, por meio de minha sensibilidade, quais são as pessoas que poderão oferecer algum risco para minha castidade. Eu não me refiro somente ao perigo da sexualidade. Eu me refiro também às pessoas que querem me transformar em “propriedade privada”. Querem depositar sobre mim o seu universo de carências e necessidades, iludidas de que eu sou o redentor de suas vidas.
    Contra a castidade de um padre se peca de diversas formas. É preciso pensar sobre isso. Não se trata de casar ou não. Casamento não resolve os problemas do mundo.
    Nem sempre o casamento acaba com a solidão. Vejo casais em locais públicos em profundo estado de solidão. Não trocam palavras nem olhares. Não descobriram a beleza dos detalhes que a castidade sugere. Fizeram sexo de mais, mas amaram de menos. Faltou castidade, encontro frutuoso, amor que não carece de sexo o tempo todo, porque sobrevive de outras formas de carinho.
    É por isso que eu continuo aqui, lutando pelo direito de ser só, sem que isso pareça neurose ou imposição que alguém me fez. Da mesma forma que eu continuo lutando para que os casais descubram que o casamento também não é uma imposição. Só se casa aquele que quer. Por isso perguntamos sempre – É de livre e espontânea vontade que o fazeis? – É simples. Castos ou casados, ninguém está livre das obrigações do amor. A fidelidade é o rosto mais sincero de nossas predileções. ”
    Padre Fábio de Melo

    Responder

  12. vasconcelos
    jan 24, 2011 @ 21:23:27

    o papa não se casa se em obediencia au diabo,e os padres não se casa se em obedienca ao papa.em genises c2v18.19.DEUS diz não e bom que o homem esteja só.DEUS fez adão e eva.noé era casado.abrão com sarah.moises casado.isaque com rebeca.davi casado salomão casado.ló casado.jó casado.apos o nacimento de JESUS.jose e maria se casou.s mateus.c1v24.25.pedro era casado.s matus.c8v1417.c12v46a50.1.timoteo.c3v1a16.se o troxa do papa e dos padres estão no mundo.foi atraves de uma relacão sexual.de uma coisa feita por DEUS.o que DEUS fez foi para ser praticado.sem comtar que e bom para a saude.de ambos tanto dos homem como as mulher.sexo e pecado fora do casamento.apos o casamento se torna um só corpo uma sõ carne.DEUS tem prazer de ver uma coisa que ele fez se fazendo.pois e um prazer que somente DEUS criou no corpo do homem e da mulher.agora os troxas pasa a vida toda dormindo zozinho com o diabo.com DEUS e que não é.exodo.c20v1a5.13a17.jeremias.c10v14.Habacuque.c2v18.19.apocalipse.c9v20.21.c22v15.18.19. JESUS falou em são joão.c8v44.c10v10.que o diabo e o pai da mentira e tambem o ladão.tudo que a na igreja catolica e ante biblico.se e ante biblico e do diabo.as imagem e obras de mentiras o diabo e o pai da mentira.cruzando uma coisa com a outras o diabo e o pai das imagem sim;jeremias.c10v14.são joão.c8v44.isaias.c45v20.fim

    Responder

  13. cassia
    fev 19, 2011 @ 21:41:36

    sim, eu me casaria com um padre.

    Responder

  14. Lola
    mar 25, 2011 @ 21:57:08

    Seria melhor se padre tivesse o direito de casar. De que adianta não casar e ficar na vontade, muitas vezes praticando o que é errado.

    Responder

  15. Penha Borges
    maio 04, 2011 @ 17:10:51

    muito boa tarde a todos

    C omo o Padre Fabio disse:
    Castidade e muito mais do que se privar do sexo,o verdadeiro amor e sagrado e abencoado por Deus pode nascer no coracao de qualquer ser humano oque nao devemos esquecer jamais e de pedir a Deus que mostre onde esta a verdade e deixar que ele escolha a nossa outra metade.Sejam sempre felizes

    Responder

  16. Eduardo Júnior
    jun 18, 2011 @ 18:15:15

    Oi gente e eu ? Tou apaixonado por um estudante de teologia e ele se diz apaixonado por mim..ainda falta anos pra ele se formar penso se tem alguma maneira de fazê-lo desistir disso acredito que naum mas tipo como alguem vai dedicar sua vida a Deus e servi-lo infeliz? Tipo se um Padre tem o desejo por outra mulher o que se pode fazer? ele pode reprimir seus desejos, esconde-los mas naum vai deixar de senti-los, então acredito que os Padres devem sim casar com mulheres que amam de verdade….No meu caso eh bem complicado por serem dois homens mas eu me perguntou ems dia ele naum possa cair em si e ver que naum adianta se apresentar a Deus de forma pura se os desejos são incorretos…

    Responder

  17. drikzinhaw
    ago 02, 2011 @ 17:56:40

    eu tava tc com um rapaz q disse q iria ser padre, diz q me quer e outra hora diz quer ser padre to pra fik maluca pois seii q ele me ama pq me fala td vez issu ,
    certuh dia gente tava tc e ele disse q era melhor ele ser padre msm…….
    fikei mt chateada……
    agora eu to gostando mt dele e ele me vem com essa de ser padre
    nao tenhu nada contra mas se ele me ama pq lutar contra esse sentimento?
    me ajudem precisu de um conselho….

    Responder

  18. Denise
    abr 28, 2012 @ 00:11:20

    Sim,se pudesse eu me casaria,até mesmo pq me apaixonei por um

    Responder

  19. leila alves
    ago 20, 2012 @ 15:40:01

    sim, certamente eu me casaria

    Responder

  20. sthelven
    jul 31, 2013 @ 18:48:41

    Claro que me casaria com um padre,acho que pecado e fugir da felicidade.

    Responder

Deixe um comentário

Links mais acessados

  • Nenhum

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Contato

