Mitos sobre a dona-de-casa

Hoje as mulheres ditas 'emancipadas' torcem o nariz para as 'fadas do lar'.

Hoje as mulheres ditas 'emancipadas' torcem o nariz para as 'fadas do lar'.

Depois da Beth Friedam ser dona-de-casa virou crime inafiançável, as liberadas de carteirinha dão uma bela torcida de nariz para as ‘fadas do lar’. Eu própria, que fiquei desempregada 4 meses em minha vida, ao preencher um formulário para a matrícula de meu filho numa escola senti-me desconfortável quando me perguntaram minha profissão, mas como digo a verdade doa a quem doer (no caso doeu mais em mim) disse ‘prendas domésticas’, ou ‘do lar’.

Já estava até me acostumando ao novo ‘status’ mas voltei a trabalhar e nunca mais fui ‘fada do lar’. Mas reconheço que as donas-de-casa são discriminadas agora pelas mais moderninhas, uma autêntica inversão de valores. Se até 30 anos atrás as que saiam para ganhar o sustento fora do lar eram taxadas no mínimo de ‘perdidas’ hoje a que fica em casa é que sofre a discriminação.

Ser dona-de-casa não é sinônimo de alienação

Quem pensa que todas as donas-de-casa são alienadas que vivem em seu mundinho de tortas e roupas para lavar está enganado, eu já tive amigas ‘do lar’ que eram super-antenadas e que discutiam qualquer assunto com muito mais propriedade que qualquer macho de escritório que conheço. Criatividade, inteligência, cultura e informação não são privilégio das profissionais. Estar em casa não significa estar isolado em casa. E conheço também muita mulher que trabalha fora que só conhece do mundo exterior a sua mesa de trabalho – e olhe lá!

Dona-de-casa não precisa ser gorda e feia

Cuidar-se não é só para quem trabalha, e não é o fato de ficar em casa que faz com que a mulher perca a vaidade ou que deixe de gostar de si mesma. Muitas optam por ficar em casa para ser mães em tempo integral e sentem-se satisfeitas e recompensadas por isso. Tiro meu chapéu para quem tem a coragem de interromper a carreira para criar os filhos, eu não tive tanta coragem assim, segui trabalhando e criando os filhos do jeito que Deus era servido. Não me arrependo, mas reconheço que poderia ter sido uma mãe melhor. Mas imagino que se tivesse parado iria achar ao retomar meu trabalho que poderia ter crescido mais na profissão se não tivesse parado. Vai saber… toda opção envolve perdas e ganhos e cada uma sabe onde o calo dói mais.

Dona-de-casa não trabalha

Muitos maridos pensam que a mulher fica em casa o dia inteiro sem fazer nada, eu que estou de férias é que sei… Fique um dia sem fazer nada e quando seu marido chegar e encontrar a casa de pernas para o ar, a roupa por lavar, e necas de janta, se ele se mostrar surpreso e perguntar se passou um tsunami pela sua casa, responda simplesmente:

– Não, querido. Fiquei fazendo o que você acha que eu faço o dia inteiro: nada.

A coisa mais chata sobre o serviço doméstico é que ele só aparece se você não fizer. Todos na casa acham natural que a roupa esteja lavada, passada e na gaveta, que a comida esteja pronta e a casa limpa e arrumada. Acho que imaginam que a roupa cresceu passada dentro da gaveta e que o natural da casa é ficar limpa, mas ninguém vê que alguém teve que ralar o dia todo para que as coisas estivessem assim.

Quando me perguntam qual meu serviço favorito na casa (se é que existe esse negócio de ‘serviço favorito’) respondo que é lavar roupa, porque quando você lava e coloca no varal, pelo menos até a roupa secar dá pra ver que você a lavou. Quando você passa ela some das vistas de todo mundo, então ninguém nota.

Suporte técnico

Encaro a dona-de-casa como o suporte do resto da família, porque se ela não ficasse em casa desempenhando suas funções a vida de todo mundo na casa ia ficar muito mais complicada. E como é que os homens iam fazer pra trabalhar e criar os filhos? Então eu tiro meu chapéu pra elas porque são um símbolo vivo de que doar-se é uma das formas mais bonitas de amar. Mas que doar-se não significa ficar burra nem feia.

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Lucimara Borges
    out 07, 2009 @ 22:20:07

    Achei inteligente a sua colocação, sou dona de casa e nem por isso sou alienada, ao contrario, sou muito antenada em tudo, apesar de todo o serviço domestico tbm me cuido. Sei bem o mal estar que causa dizer que é dona de casa, do lar ou seja o que for, os papeis se inverteram e hoje somos nós donas de casa que somos discriminadas como se fossemos umas desocupadas que ficam em casa apenas ¨coçando¨, o que não é verdade e todos sabem disso. Tenho um blog chamado donas de casa antenadas e falo sobre isso la. Por isso não pude deixar de deixar o meu comentario aqui, abço.

    Responder

  2. RITA
    dez 03, 2009 @ 18:59:53

    HOJE ESTOU MAIS ATENTA AS INFORMAÇÕES DO QUE QUANDO TRABALHAVA. FAÇO CURSOS, RIO, SOU MENOS EXTRESSADA, LEIO MUITO, ME
    CUIDO, E CUIDO BASTANTE DOS MEUS DOIS FILHOS. TENHO ORGULHO EM DIZER QUE ELES SÃO SAUDÁVEIS E GRANDES, PORQUE EU OS
    CRIEI! AH, E DONA DE CASA É A P.Q.P. EU TENHO UMA EMPREGADA.

    Responder

  3. Tania
    mar 08, 2010 @ 15:30:54

    Eu adoraria ser dona de casa!!! Acho que hoje em dia, está ocorrendo o inverso, as mulheres se vêem na obrigação de trabalhar fora, e assumir muitas vezes papéis masculinos, reprimindo a feminilidade, seja fazendo um trabalho manual, uma receita culinária, etc…
    Se pudesse, trocaria de bom grado, meu trabalho fora, pra ser uma feliz dona de casa!!!

    Responder

  4. Leticia
    jul 24, 2010 @ 12:40:41

    Eu também adoraria trocar essa vida louca de stress no trabalho, e ainda ter a obrigação de estar linda o tempo todo e cuidar da casa. Estou em um dilema pessoal: trabalhar fora ou ser dona de casa? tenho um emprego bem sucedido que muitas pessoas gostariam de ter, mas penso em ter filhos e já me dói em saber que terei que deixá-los com alguém e que essa pessoa irá passar todos os momentos felizes com eles e que eu serei apenas a “mae de final de semana”… mas será que fale a pena se matar pro trabalho quando vc pode “se matar” pra sua familia? Se for pra ficar cansada no final do dia nao seria melhor que fosse por alguém que vc ama e que faça mais sentido na sua vida do que um bando de gente falsa? é.. complicado!!!
    Abraço a todas

    Responder

  5. Darcila Almeida
    out 19, 2010 @ 14:23:45

    Ser dona de casa é uma tarefa importante ha quem diga que é a mais
    importante ;mas tambem a mais sem valor ,tudo gira em torno de uma casa , se ela não estiver limpa ,ela é notada , se ela estiver limpa ninguem comenta nada. Pra mim é o centro da minha vida ; por isso me dediquei a vida toda e não me arrependo, se fosse pra voltar no tempo faria tudo de novo e com muito prazer.

    Responder

Deixe um comentário

Links mais acessados

  • Nenhum

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Contato

