Você é ciumento?

O ciúme em excesso pode provocar a separação.

O ciúme em excesso pode provocar a separação.

Existe muito folclore a respeito do ciúme: dizem que é o tempero do amor, que é sinal de amor, que quem ama sente ciúme.

Se é verdade que é o tempero do amor, nem todos gostam de comida muito temperada, e se ele é excessivo pode acabar tirando o gosto do prato que se come. Viver sob o jugo de um ciumento de carteirinha pode ser uma tortura diária, que deixa a pessoa traumatizada porque está sempre se policiando para não dizer ‘a palavra errada’.

Quem vive com um ciumento acaba agindo como se tivesse cometido um crime e tentasse ocultá-lo, pois nunca se sabe que palavras ou atitudes provocarão a próxima (desagradável) cena de ciúme.

O ciúme deturpa os sentidos e faz com que o ciumento enxergue tudo através dele, que passa a ser uma potente lente de aumento: um telefonema pode tornar-se sinal evidente de traição; uma negativa de sexo pode virar sinal inequívoco de traição, e por aí vai…

A pessoa ciumenta quando tem uma crise fica como o bêbado: completamente irreconhecível. A exemplo do álcool, o ciúme costuma controlar a mente de quem o sente e quando em excesso vê o que não existe e cria ‘bichos’ que depois não consegue combater. Sob a influência do ciúme um marido bondoso e carinhoso vira um carrasco cruel. A instabilidade emocional de uma das partes do casal provoca um desequilíbrio e uma sensação de insegurança (que pode ser inclusive real) na outra parte. Se há amor, ele acaba sendo sufocado pelo instinto de sobrevivência e o que o ciumento mais teme em seus delírios paranóicos acontece: perde a pessoa amada.

Mas o ciumento ama de verdade? Será que amar é isso? Será que amar é querer possuir o outro a qualquer custo? Acho que ciúme não é sinal de amor, e se for excessivo é sinal de doença, e como em todo caso de doença, se o ciumento quer mesmo conservar o outro a seu lado precisa urgentemente consultar um psicólogo, antes que vá longe demais em um de seus ataques e faça alguma coisa que depois não consiga mais reparar.

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. valdir de souza
    mar 12, 2011 @ 20:19:57

    eu gostei das 10 frases que pode levar alguem ao divorcio ,eu queria receber por imail as 10 dicas que levas ao divorcio.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Links mais acessados

  • Nenhum

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Contato

%d blogueiros gostam disto: