Justiça aceita denúncia contra Dantas

Justiça aceita denúncia contra Dantas por tentativa de suborno | Manchetes | Reuters

O juiz federal Fausto Martins De Sanctis, da 6a Vara Criminal de São Paulo, aceitou nesta quarta-feira denúncia contra o banqueiro Daniel Dantas por suspeita de tentar subornar, por meio de dois intermediários, um delegado da Polícia Federal.

Hugo Chicaroni e Humberto José da Rocha Braz, assim como Dantas, vão responder pela prática do crime de corrupção ativa, segundo a assessoria da Justiça Federal em São Paulo.

O controlador do grupo Opportunity não respondeu às perguntas do delegado Protógenes Queiroz durante seu depoimento na sede da Polícia Federal em São Paulo, disse o advogado Nélio Machado, que acrescentou que o banqueiro não foi indiciado pela PF.

“Se quiserem fazer uma investigação séria, vai ter que ser feita com vagar e sossego. Sem espetáculo, sem prisão desnecessária, sem algemas, sem essa grande parafernália que se montou sem nenhuma necessidade”, disse Machado.

A PF e o Ministério Público Federal (MPF) acusam Dantas de oferecer 1 milhão de dólares a um delegado para fazer com que os nomes dele e de outras duas pessoas fossem excluídos das investigações. Dantas também queria que a polícia abrisse inquérito contra um antigo adversário, segundo a PF.

Também nesta quarta-feira a CPI das Escutas Telefônicas da Câmara aprovou a convocação de Dantas para que o banqueiro esclareça seu envolvimento nas outras acusações que pesam contra ele: de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, gestão fraudulenta e evasão de divisas.

Dantas também é suspeito de encomendar o monitoramento de telefonemas ex-integrantes do governo, como o ex-ministro Luiz Gushiken, por meio da empresa Kroll. Preso duas vezes na semana passada, quando foi deflagrada a operação Satiagraha da PF, ele foi libertado por um habeas corpus concedido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. (Reportagem de André Guilherme e Maurício Savarese)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Links mais acessados

  • Nenhum

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Contato

%d blogueiros gostam disto: