Mendigo passa no concurso do Banco do Brasil

Ubirajara Gomes da Silva vive na rua desde os quinze anos. Deixado com mais 4 irmãos na casa da avó, sofria maus tratos, e entre outras coisas era chamado de “retardado”. Começou a fugir de casa e suas fugas foram ficando cada vez mais longas, até que aos 15 ficou definitivamente na rua.

Resolveu estudar e ia a bibliotecas públicas, anotava tudo em papéis que carregava consigo. Já havia passado em outros concursos mas é a primeira vez que é convocado e aos 27 anos está prestes a fazer os testes para escriturário, com um salário que pode chegar a 2.000 reais.

No concurso (que sabidamente é muito concorrido) ele acertou 116 das 150 questões, ficando em 136º lugar. Ele tem orkut e está numa comunidade de concurseiros, e é com a ajuda desses amigos virtuais que pretende pagar uma dívida de 8.000 que contraiu há alguns anos, porque não poderia assumir com seu nome no SPC ou Serasa.

Num país onde muitos clamam por igualdade e até se criou uma “reserva de vagas” para negros nas universidades, sob a alegação de que eles “têm menos oportunidades”, esse exemplo está aí para provar que quando se quer tudo é possível e a “falta de oportunidade” pode ser apenas uma desculpa para não ir à luta e ficar esperando que outros facilitem seu caminho.

Que há disparidades enormes em nossa sociedade nem se discute, é fato real não só no Brasil como em qualquer parte do mundo. E desde que o mundo existe cada um tem que buscar o que quer – com maior ou menor esforço – porque nada vem de mão beijada, quem quer tem que correr atrás e dispender o esforço que se fizer necessário.

Parabéns, Ubirajara, por ter um sonho e não ficar de braços cruzados esperando que “o governo” lhe desse o que queria. Você fez tudo certinho, queria uma coisa e foi à luta.

(zailda coirano)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Links mais acessados

  • Nenhum

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Contato

%d blogueiros gostam disto: