Enriqueça seu vocabulário

O português é um idioma rico em expressões idiomáticas e aqui no Brasil ele ganhou aportes coloridos e sugestivos, acrescido de muitas gírias. Se você não domina muito bem as excentricidades da língua, sempre é tempo de aprender alguma coisa. Então, vamos lá:

“Tô cagando e andando” – significa que a pessoa não está nem aí pra você, não tá dando a menor bola.

“Aqui se faz, aqui se paga” – dito pelos descrentes de uma vida espiritual depois dessa vida carnal, ou de outras vidas após essa, karma a coisas assim. Para essa pessoa, a Justiça Divina é certa, mas “o inferno é aqui mesmo’.

“Deixar o dito pelo não dito” – passar uma borracha em tudo e começar de novo. Nova chance, não vá “pisar na bola” de novo…

“Não levar desaforo pra casa” – coisa de machão, tira tudo a limpo, parte logo pra ignorância se for o caso.

“Dar com os burros nágua” – significa que você se ferrou, que “o tiro saiu pela culatra”.

“Ir para o olho da rua” – bom, rua não tem olho, nem perna, nem nada. Mas significa receber o cartão vermelho, você tá fora do jogo, ou seja, trate de arrumar outro emprego – esse “já era”…

“Comer o pão que o Diabo amassou com o rabo” – significa “passar maus bocados”, tipo quando a sogra vem morar com vocês… pra sempre!

“Entendeu, ou quer que eu desenhe?” – essa frase sugere que o ouvinte é – digamos – um pouco lento. Normalmente quem diz isso é porque acha o que está explicando óbvio, e se admira de você (anta) não ter entendido.

Bem, espero ter esclarecido essas frases, muitas das quais eram “café pequeno” na boca de minha santa e baiana vovozinha (que Deus a tenha e conserve por lá, ela era uma fera!). Se ainda não deu pra pegar o sentido da coisa, nada como um exemplo, colocando tudo na prática.

Digamos que teu chefe te dá “uma comida de rabo”, que pra quem não sabe é uma bela “bronca”, ou “pito”, por alguma “cagada”, que quer dizer besteira, engano, que você tenha feito. Aí você não tá muito bem e diz pra ele: “Tô cagando e andando…”. Se seu chefe for do tipo que acha que “aqui se faz, aqui se paga”, e “não leva desaforo pra casa”, não há esperança de “deixar o dito pelo não dito”,. Na certa ele vai te mandar “pro olho da rua”, aí você “deu com os burros nágua” e a partir de então você vai estar “comendo o pão que o Diabo amassou com o rabo”.

Entendeu agora, ou quer que eu desenhe????

(escrito por Zailda Mendes)

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. classespt
    jun 19, 2008 @ 17:15:34

    O povo é sábio e cria provérbios retratando sentimentos e situaçoes muito melhor que qualquer catedrático.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Links mais acessados

  • Nenhum

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Contato

%d blogueiros gostam disto: