Divisor de águas

O divisor de águas é aquele momento em que você toma uma decisão que vai mudar sua vida dali pra frente, então sempre quando você falar daquilo vai definir sua vida em antes e depois. Eu não sou um bom exemplo porque minha vida está cheia de divisores de águas, eu tive vários antes e depois porque as mudanças não me intimidam, sempre que eu tenho que dar um salto, fecho os olhos e vou nessa.

Mas acontece que a maioria das pessoas tem medo do novo e prefere ficar na comodidade do que é familiar do que arriscar com a possibilidade de arrepender-se mais adiante. No quesito ‘arrependimento’ eu estou devendo ainda porque eu nunca me arrependi de nada do que fiz, se deu errado eu coloco na coluna do aprendizado e sigo adiante.

Sempre que me apareceu a oportunidade de mudar alguma coisa em minha vida para melhor, mesmo que radicalmente e implicando perdas, eu segui em frente e paguei pra ver porque meu maior medo é daquele arrependimento tardio e no mais das vezes irremediável: o arrependimento de não ter feito.

A oportunidade vai embora e aí eu poderia ficar com aquele sentimento eterno de como seria se eu tivesse feito. Fazendo eu já sei como seria e se por acaso não foi uma boa escolha eu sei que mais adiante aparecerá outra oportunidade, ou eu mesma a criarei ou inventarei. Conformada eu nunca fui nem quero ser. Que eu me arrebente nas rochas em meu voo, mas que nunca perca a coragem de alçá-lo.

21 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Deusnar Vivaldi
    nov 15, 2009 @ 17:01:34

    Seus textos s~so maravilhosos. Sempre me atualizo , pois voce explica muito bem . Muitas vezes não sei o que falar na reunião , mas vou no google e entro no DIVIDOR DE AGUAS – wordpress e sesolvo tudo. Gostaria de saber o seu site , pois voce não informa e só sei entar no seu blog desse jeito. Obrigada Deusnar

    Resposta

  2. valeria toscano
    out 28, 2010 @ 16:28:37

    Ola amiga, adorei a explicação referente a: Divisor de àguas, simples e direta, gostei tb da explanação a respeito da ousadia que vc tem frente a vida, muito bom e muito filosofico, acredito que existam pessoas que fazem tudo isso mesmo, e que vc seja uma delas, mas tudo tem um preço, naturalmente vc se refere a atitudes as quais não incluam magoar terceiros, situações as quais só vc carrega a bagagem, e isso é muito bom e dou-lhe meus parabéns, mas quando temos um envolvimento, não me refiro ao emocional, digo com uma causa humanitária ou mesmo espiritual, acredito que nesta situação as pessoas devem pensar melhor quanto a virar a mesa, pois uma atitude contraria a correnteza pode comprometer a vida de muitas pessoas e as vezes trazer damos que não podemos colocar na coluna só do aprendizado, ela entraria na linha da imaturidade e do arrependimento tárdio.
    Pq. na minha opinião, é tão importante alçar vôos, quanto se recolher para
    crescer, como a lagarta que fica no caçulo esperando a ora de virar borboleta, muitas vezes uma falta de atitude não sgnifica acomodação e nem medo do novo, apenas a sabedoria de esperar a hora certa para mudar, pq. é tão importante saber a hora de sair de cena, como saber a hora de entrar em cema.
    E na maioria das vezes o MAIOR VÕO QUE ALÇAMOS É PARA DENTRO DE NÓS MESMAS.

    Resposta

    • Zailda Coirano
      out 28, 2010 @ 16:53:49

      Olá Valéria!
      Naturalmente que concordo com você, como eu disse no início do meu texto: “é aquele momento em que você toma uma decisão…” e para tomar uma decisão é claro que eu penso antes, voar é bom mas um “voo cego” não é bem o meu estilo.
      Como eu disse, a decisão é com a intenção de mudar para melhor. Sempre que alguma coisa nos incomoda ou estamos insatisfeitos devemos pensar no que fazer para melhorar – não só para nós, mas também para os outros – e não ter medo de seguir em frente, uma vez tomada a decisão.
      Será que todas as pessoas que você conhece estão contentes com a vida que vivem? Elas têm como mudar e melhorar ou se conformam em reclamar? “Reclamar” é algo em que não invisto muito, sempre que há um problema procuro uma solução, e mesmo que ela seja radical e venha a provocar mudanças em minha vida, eu vou adiante.
      Se der errado, pelo menos eu tive a coragem de tentar. E se tentei uma vez, tentarei outras mais.
      Um abraço
      Zailda Coirano

      Resposta

  3. antonia darcy
    nov 10, 2010 @ 17:21:02

    Olá Zailda!

    Há poucos instantes eu estudava geografia de rondonia, porque no próximo domingo (14/07), vou fazer prova do vestibular e por acaso resolvi buscar no google o significado de divisor de águas, o seu texto é objetivo, você é uma pessoa rara e de grande personalidade, por isso acho que nós nos identificamos, porque eu analiso, reflito e arrisco sem medo! já mudei radicalmente, e não volto atrás nas minhas decisões.
    grande abraço.

    Resposta

  4. marla
    nov 17, 2010 @ 10:03:36

    A minha vida teve sim alguns momentos de decisão, mas para isso tive que magoar pessoas, isso não foi bom, nem para mim nem para elas. Hoje lamento muito. Tive que abrir mão de quem eu gostava para realizar um sonho. E se eu não tivesse ido? Queria ser como vc, inconformada. Eu aceito a perda muito fácil, tenho medo.

    Valeu.. e abração

    Resposta

  5. Chagas Cardoso
    jan 08, 2011 @ 02:38:04

    Em geografia eu conhecia o significado de “divisor de águas”, mas só aqui foi que conheci como metáfora
    obrigado

    Resposta

  6. Rubens borges
    fev 10, 2011 @ 08:12:36

    agradeço pela esplicação de divisores de aguas, conhecer Jesus Cristo foi um grande divisor de aguas em minha vida,ele mudou minha vida,aceitalo como salvador foi a melhor decisão de minha vida.

    Resposta

  7. Yara
    ago 26, 2011 @ 10:13:06

    Quando o povo hebreu saiu do Egito e se viu diante do mar e com os egipicios vindo em sua busca pra a novamente escravazá-los, Moises clamou a Deus e este abriu o mar para que passassem, trazendo pra eles um novo tempo para viverem em liberdade. As vezes as situações nos forçam a mudarmos, a fazermos um antes e um depois na nossa vida, mas é necessário viver e viver bem. não tenha medo do divisor de águas quando ele aparecer, continue vivendo!

    Resposta

  8. Tâmara Nunes
    nov 24, 2011 @ 08:04:14

    Parabéns pelo texto, muito fácil de compreender.

    Resposta

  9. VILMA
    dez 20, 2011 @ 10:49:52

    AMEI SUA EXPLICAÇÃO. MUITO OBRIGADA.

    Resposta

  10. Maria Augusta Tim
    jan 06, 2012 @ 09:40:31

    A explicação não poderia ser melhor. Há muito tempo que preciso de um divisor de águas em minha vida, mas ainda não criei coragem. Talvez daquí prá frente eu me arme dessa coragem que me falta e mude minha maneira de resolver meus problemas.

    Resposta

  11. Maria do Socorro Mendes
    jan 14, 2012 @ 20:46:33

    Em uma conversa com uma irmã que mora em fortaleza, ela se referia muito a “divisor de águas” entre uma conversa e outra. Acabei por entender que era exatamente esse o significado que vc explica com muita sabedoria. Eu também gosto muito de tomar decisões, principalmente qdo alguma circunstancia me impulciona a assim fazê-lo, de maneira que, acho que nós devemos dá uma lidinha na nossa história e procurar mudar alguns pontos. Deus te proteja sempre!

    Resposta

  12. Eduardo
    fev 12, 2012 @ 09:01:12

    Gostei muinto, pois me esclareceu, uma grande dúvida nesse sentido; (metáfora).

    Resposta

  13. Ferdinand
    abr 17, 2012 @ 09:50:54

    “Fazendo eu já sei como seria”…Aqui discordo, porque fazendo você sabe apenas como foi naquela situação e momento. Você nunca vai saber como seria em outro momento e situação, logo o arrependimento pode acontecer de qualquer jeito!

    Resposta

  14. Zailda Coirano
    abr 17, 2012 @ 15:24:39

    Mas não tem problema, a qualquer momento eu posso fazer de novo se achar conveniente, porque já disse que não tenho medo de tentar e de mudar.
    Um abraço

    Resposta

  15. 84511105
    mai 20, 2012 @ 15:39:47

    gostei muito deste texto que voce passa vai ajudar muita gente e a mim ajudou bastante .

    Resposta

  16. Barbara
    out 31, 2012 @ 05:16:13

    A primeira vista a sua visão holística, nos transporta a compreensão vividas concordo em definir com brio sua opinião, pois estamos sempre no TER e esquecemos o SER, e nesta fase que muitos aprisionam em detalhes micro desta sociedade progressista. SABER VIVENCIAR É DIFÍCIL.

    Resposta

  17. Mary Antunes
    mar 21, 2013 @ 12:43:17

    Gostei muito! Ouvi dizer que é uma frase usada para expressar exatamente isso, a frase foi criada com base na história bíblica de Moisés que dividiu o mar Vermelho para possibilitar a passagem segura dos judeus.

    Resposta

  18. Vera Oliveira
    set 04, 2013 @ 13:14:16

    Boa tarde

    Q texto maravilhoso, diante do q estou passando agora na minha vida profissional, era td q eu precisava ouvir.
    Parabéns, sábias palavras!!!!

    Resposta

  19. Lady
    out 31, 2013 @ 12:51:54

    Adorei era tudo que precisava ler hoje…Hoje posso dizer que existe um “divisor de águas” em minha vida

    Resposta

  20. Afonso
    nov 24, 2014 @ 18:51:44

    Me esclareceu bastante, aprendi que divisor de águas originou-se da Bíblia e que significa também uma transformação.

    Resposta

Deixe um comentário

Links mais acessados

  • Nenhum

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Contato

Follow me

